Alimentos que, de forma natural, impulsionam a limpeza do fígado



Ame o seu fígado e ele te amará de volta! Falando sério, esse órgão vital é responsável pelo armazenamento e liberação de glicose, metabolismo dos lipídeos e das proteínas, filtrar o sangue entre outras tarefas importantes para o nosso organismo. A forma mais importante para mante-lo saudável começa pela boa alimentação!

O fígado é um órgão crucial que fica localizado no lado direito do estômago e pesa cerca de 1,8 kilos. O fígado tem vários papéis vitais para manter o nosso organismo em perfeita ordem. Alguns desses papéis são de, conjuntamente com a vesícula biliar, o pâncreas e os intestinos, digerir, absorver e processar os alimentos que ingerimos. Outro papel importante do fígado é filtrar o sangue que flui no trato digestivo antes de deixar esse sangue fluir para o resto do corpo. O fígado limpa toxinas enviando-as para os rins para serem eliminadas. Além disso, o fígado transforma proteínas em aminoácidos.

Estas são apenas algumas das funções do fígado. Algumas outras tarefas do fígado são:

  • Queima de gordura
  • Produção da bile (transporta o lixo e quebra a gordura no intestino delgado)
  • Produz colesterol e certas proteínas
  • Armazenar e liberar glicose conforme necessário
  • Combate infecções e também remove bactérias do sangue

É bastante claro que a nossa saúde sofreria muito sem um fígado saudável e eficiente.

Para ter uma vida saudável é crucial termos um fígado saudável. E para tal é primordial fortalece-lo com alimentos para mante-lo desempenhando as suas funções da melhor forma.

Abaixo você encontrará alguns dos principais alimentos para manter o seu fígado saudável, limpo e pronto para manter o seu corpo forte.

Alho
Uma série de compostos no alho contém enxofre e esses compostos ajudam a ativar as enzimas hepáticas responsáveis pela remoção de toxinas do corpo. Além disso, o alho contém alicina e selênio. Estes dois nutrientes protegem o fígado de danos e também desintoxicam o corpo.

Grapefuit
Este citrino é naturalmente rico em vitamina C, bem como outros nutrientes antioxidantes que limpam o fígado. O grapefruit possui compostos que aumentam a produção de enzimas de desintoxicação do fígado. Além disso, o grapefruit tem algo chamado naringenina, um composto que ajuda o fígado a queimar gordura em vez de armazená-la.

Limões
Essas frutas ácidas fornecem muito da mesma proteção que o grapefuit faz, e também tem altos valores de vitamina C.

Vegetais verde-escuros
Esses vegetais possuem uma série de nutrientes que estimulam e limpam o fígado e também neutralizam metais pesados e contribuem para a produção de bile.

Abacate
Este alimento delicioso é rico em um antioxidante conhecido como glutationa, o que é particularmente útil para proteger e aumentar as funções e capacidade de limpeza feita pelo fígado. Os abacates foram consumidos na ajuda da cura de fígados danificados.

Nozes
As nozes são ricas em um aminoácido chamado l-arginina, bem como as gorduras omega-3. Estes dois compostos aumentam a amônia no fígado. As nozes também oxigenam o sangue.

Açafrão
Esta raiz é extremamente poderosa para aumentar a saúde e a função do fígado. Tem um forte efeito protetor e pode até ajudar na regeneração de células danificadas no fígado. Além disso, a cúrcuma produz bile, melhora a função da vesícula biliar e fornece nutrientes antioxidantes fortes que desintoxicam o fígado de detritos tóxicos.

Gorduras saudáveis
As gorduras saudáveis, como a gordura de óleos de coco orgânicos, o azeite extra-virgem, azeite de nozes e sementes cruas, abacate e outras fontes protegem o fígado e o mantêm no seu funcionamento ideal.





Deixe o seu comentário:






ago 2018
out 2017
ago 2017
jun 2017